CICLO DE PALESTRAS CLUSTER. FOCADAS NA PESQUISA, NA CONSTRUÇÃO, TRANSMISSÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO, DA INVESTIGAÇÃO E DO CRIATIVO.

FORMATADAS PARA INSPIRAR E FACILITAR NOVOS MODELOS DE INTERCÂMBIO DE IDEIAS, VIABILIZAÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE INCORPOREM INOVAÇÃO E AGREGUEM VALOR SOCIAL, CIENTÍFICO E ECONÔMICO.


OBSERVAMOS QUE A DISTÂNCIA ENTRE AS DIVERSAS “COMPETÊNCIAS” NA SOCIEDADE E MERCADO ESTÁ CADA VEZ MENOR E QUE O PAPEL DO DESIGN TEM SE EXPANDIDO. ALÉM DE FAZER PARTE COMO “PLAYER” NA COMPLEXIDADE DA CRIAÇÃO DE SOLUÇÕES, PRODUTOS OU SERVIÇOS, ELE ATUA E SE COMPORTA TAMBÉM COMO INTEGRADOR, UM CONECTOR DE TODOS OS SEGMENTOS QUE PARTICIPAM DO PROCESSO.

CICLO INTERNACIONAL DE PALESTRAS CLUSTER. CIDADE, DESIGN, INOVAÇÃO. 2015.

 

FORMATO.

Número de Convidados x palestra:
1 moderador / apresentador + 3 brasileiros + 2 estrangeiros. Evento gratuito.
Ações paralelas:
Mostra. Exposição. Tema abordado nas conferências. Evento gratuito.
 

LOCAL / HORÁRIOS.

Memorial Minas Gerais Vale. Praça da Liberdade - Savassi, Belo Horizonte – MG.  /  8:30h
 

PROGRAMAÇÃO.

Programação completa: Download PDF >>

PRIMEIRO CICLO DE PALESTRAS: 10/04/2015 / 8:30h

 
LOGÍSTICA INTELIGENTE / INTELLIGENT LOGISTICS.

(MOBILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS CIDADES / MOBILITY AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN CITIES).

Não é novo o conflito causado pela movimentação de cargas no espaço urbano. Porém, muitas vezes, esse assunto tem sido deixado de lado pelo fato de existirem outras prioridades, voltadas ao transporte coletivo e à circulação em geral. No entanto, devido à crescente necessidade e ao aumento de tráfego dessas cargas, sobretudo nas áreas centrais urbanas, o tema “carga urbana” vem assumindo papel de destaque nas propostas de melhorias da qualidade ambiental desses centros. Assim, com o intuito de promover a mobilidade urbana, sem perder de vista a sustentabilidade, surgem novas propostas para a forma de entrega, do design - morfologia e materiais - e da reciclagem desses produtos nas cidades como meio de solucionar os transtornos e impactos causados por essa circulação.
(Veículos Zero Emissões (VZE), Smart packaging, Mobilidade Urbana, Chilometro Zero, Cradle  to Cradle, Economia circular, etc).

PALESTRANTES.

LÉA GEJER.
SÃO PAULO. BRASIL
 

Arquiteta e Urbanista (Unicamp-2007) e Mestre em Gestão Ambiental Urbana pela Universidade de Wageningen, Holanda (2011), com especialização em Cradle to Cradle® - também conhecido como Berço ao Berço ou C2C - no ambiente construído. Trabalhou em diversos escritórios de arquitetura e consultorias de sustentabilidade no Brasil e Holanda, e em novembro de 2013, inicia a sua própria empresa, a flock, em São Paulo.  Em 2014, a flock se torna representante oficial do EPEA GmbH (Environmental Protection Encouragement Agency), agência do Prof. Michael Braungart, co-criador do conceito Cradle to Cradle®, no Brasil. Tem atuado com consultorias e design de produtos, arquitetura, paisagismo e estratégia urbana, e trabalhado na formação e divulgação dos conceitos C2C e Economia Circular em produtos, processos e sistemas.

 
 
 
FEDERICO DE GIULI .
TORINO. ITÁLIA
 
Graduado em Arquitetura pelo Politécnico de Torino (1990), Mestre em Planejamento Urbano e Mercado Imobiliario COREP, Torino. Desenvolve e gerencia projetos para o escritório DEGA, onde também é parceiro. Fundador e coordenador do projeto Cluster, é também vice-presidente do Casa Builders da União Europeia e presidente da Associação Eau Vive onde, entre outras coisas, é curador da publicação Rapporto su Torino, um relatório anual de dados e análise estatística sobre a estrutura socioeconômica da cidade.

MASATO INOUE.
JAPAN
 
Graduado em Design Industrial pela of Chiba University (1979). Masato Inoue foi o Designer Chefe do Exploratório departamento de design da Nissan por cerca de 8 anos no Japão. Atualmente é professor no Istitute D’Arte Appricata e Design (IAAD) em Torino, Itália.
 
 
 
 
MATEUS SILVEIRA.
MINAS GERAIS. BRASIL
 
Entusiasta de processos centrados no ser humano, colaboração radical e métodos criativos.
Designer de produto formado pela Escola de Design da UEMG e pós-graduado em Gestão de Empresas pela FGV.
Na FCA – Fiat Chrysler Automobiles, desde 2000, participou de desenvolvimentos de componentes, propostas para color & trim, exteriores e interiores automotivos. Dentre os projetos que marcaram sua trajetória profissional, estão o Palio Adventure Locker, Novo Uno e Mio. Liderou o time de design de interiores automotivos do FCA LATAM Design Center, passou pela Inovação e atualmente trabalha com Futures Insights na área de Pesquisa de Mercado. Além da sua atuação na empresa, também é filho, irmão, noivo e amigo :)
Projeto Container: O projeto “Futuro das Cidades” é uma iniciativa realizada pela Fiat com o objetivo de promover uma discussão a respeito do futuro das cidades e da mobilidade urbana no Brasil. Integra o projeto “Futuro das Cidades” um estudo investigativo realizado em conjunto com USP Cidades, COPPEAD UFRJ e CESAR.
Resolver a mobilidade significou, durante muito tempo, solucionar problemas de trânsito e congestionamentos.
Neste estudo, diferentes contextos urbanos e perspectivas foram examinados para se viabilizar uma análise que colocasse as pessoas e sua acessibilidade às oportunidades que a cidade oferece no centro da problemática dos deslocamentos urbanos. Este conteúdo tem sido compartilhado com empresas, acadêmicos, especialistas, lideranças comunitárias, mobilizadores e atores engajados no debate da mobilidade urbana para conhecer suas perspectivas sobre o trabalho e para colaborar na definição de ações e futuras explorações em busca das melhores soluções para este desafio, integrando a análise setorial às demais escalas de planejamento urbano.

OSIAS BAPTISTA NETO.
MINAS GERAIS. BRASIL.
 
Conselheiro do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de B. Hte. e Diretor Presidente da BETA Ltda., com atividades de consultoria e elaboração de projetos para os setores público e privado.
Formado em Engenharia Elétrica e Mestre em Transportes pela Escola de Engenharia da UFMG, especializou-se em planejamento e operação de transportes e tráfego. Primeiro diretor presidente da BHTRANS. Foi Coordenador do Curso de Especialização em Transportes e Trânsito da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, acumulando as funções de professor de Planejamento de Transportes.

 

SEGUNDO CICLO DE PALESTRAS: 05/05/2015 / 8:30h

TRANSMISSÃO / TRANSMISSION.

(PESQUISA E EDUCAÇÃO / RESEARCH AND EDUCATION).

Que papel pode ter o Design no sistema educacional em um futuro próximo?
As disciplinas ‘projetuais’, mais do que muitas outras, são ferramentas motivacionais úteis para fornecer aos alunos um método para confrontar e lidar com o mundo real.
Na sociedade pós-industrial, e em particular, nas economias baseadas no conhecimento, o saber não pode ser entendido como mera acumulação de informação, mas sim, como uma forma de responder às necessidades reais.
A escola não é mais um momento de preparação - uma academia onde se treina para a vida real - esta deve ser, cada vez mais, um espaço de acompanhamento ao aluno para estimular e desenvolver a sua criatividade à serviço da comunidade. Inspire. Eduque. Envolva. (INDEX - Design to Improve Life Award).
A transmissão do conhecimento é um tema que diz respeito ao diálogo que a criatividade deve manter com os diversos atores envolvidos em qualquer processo para ajudar a transformar o território, assegurando o direito de seus habitantes à participação destes. Um tema que prioriza e confronta a capacidade do design de comunicar o significado de suas ações, tanto na criação, quanto nas implicações sociais de suas escolhas.
(Pesquisa e Educação, Transmissão e compartilhamento do conhecimento da investigação e do criativo, Intercâmbio de ideias, Novos formatos, etc.)

PALESTRANTES.

MÁRCIA NAVES.
MINAS GERAIS. BRASIL
 
Superintendente do ISVOR – Universidade Corporativa Fiat Chrysler Automobiles Latam e Diretoria Executiva da Fundação Torino – escola internacional que atua da educação infantil ao ensino médio.
Na Universidade Corporativa, atua em um modelo sustentável financeiramente, atendendo a cadeia de valor das empresas Fiat Chrysler Automobiles no Brasil, com foco em desenvolvimento de competências técnicas (tecnologia automotiva) e comportamentais. 
Sua carreira tem foco em novas tecnologias educacionais, sendo pioneira na implantação de e-learning no país. Economista, com pós graduação em Informática aplicada à Educação e MBA em e-business. É coach certificada pelo ICF, via Instituto Ecosocial.
 
 
LOTTE STENLEV.
COPENHAGEN. DINAMARCA
 
Chefe do departamento de Educação da INDEX: Design to Improve Life® sendo, portanto, responsável por todas as iniciativas relacionadas à formação de professores, desafios para escola infantis e consultoria no âmbito de sistemas de ensino na Dinamarca e no estrangeiro. Lotte é graduada em Direito e Música e trabalha na área de Educação desde 1995.

LAURA MILANI.
TORINO. ITÁLIA
 
Graduada em design gráfico pelo IAAD (1996), tem especialização em Comunicação em marketing e Marketing internacional. Trabalhou na Carré Noir, agência internacional especializada imagem corporativa e branding. Desde 2000, com apenas 28 anos, ela é CEO Istituto d’Arte Applicata e Design (IAAD) em Torino, Itália.
 
 
FÁBIO CAMPOS.
RIO DE JANEIRO. BRASIL
 
Publicitário de formação e um apaixonado por educação. Hoje dirige a área de Educação do Instituto Oi Futuro, onde dirige os programas NAVE e Oi KABUM!, na área de arte, tecnologia e educação. Trabalhou mais de uma década em departamentos de comunicação e branding de diversas empresas de telecom. Fabio também foi cogestor do programa Escolas do Amanhã, da Prefeitura do RJ, que atende a escolas públicas nas regiões de maior vulnerabilidade e violência. Fabio também é professor de Literatura Brasileira no Invest, pré-vestibular comunitário carioca que ajudou a fundar.

RONALDO MARTINS.
BRASILIA. BRASIL
 
Graduado em Letras (Português e Latim) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Consultor Legislativo do Núcleo de Pronunciamentos do Senado Federal. Tem larga experiência na área de Linguística Computacional, como gerente de projetos (UNDL Foundation, NILC), como consultor e language expert (Lionbridge, Microsoft, Nuance, Itautec), e como pesquisador (FAPESP, CNPq, Capes, FINEP, Fondation Hans Wilsdorf). Também atuou em universidades brasileiras, como professor da graduação (Univás, Mackenzie, USF), como professor e orientador do programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem (Univás), como editor de periódicos científicos (Todas as Letras, Entremeios), e como coordenador de cursos de graduação em Letras (USF, Mackenzie). Sua principal veleidade é fazer que as máquinas falem.